8 de março de 2011

"Eu, passarinho"


                  
                  Não escondo minha admiração e inveja àqueles que lutam por grandes ideais e que batalham ferozmente em busca de sonhos. Particularmente tudo isto me é estranho. Sou pacata. Algo que nem sempre me agradou. Sinceramente amigos, a mim seria muito mais interessante ser como estes lutadores, com uma ânsia forte pela vida, mas não o sou. Não que não anseie pela vida e pelo seu gozo, mas o meu prazer é tranquilo e manso. Algo às vezes até incômodo. 
                   Desde cedo nos fizeram acreditar que ser feliz com o que se tem, que encontrar satisfação mesmo não sendo o número 1, eram condições de conformismo e mediocridade, e por muitas vezes, por tanto ouvir, me via assim. Medíocre. Média. Mas mesmo assim o prazer com o mínimo me era intrínseco. Nunca quis muito, e isto me deixava triste. Mas eu não queria muito. 
                         Como diria a Adélia Prado, não quero faca nem queijo, quero a fome
A fome que me é o vazio que quando preenchido traz todo o gozo existente e necessário. Soa meio triste tudo isso, eu sei. Soa triste até mesmo para mim. Invejo os passarinhos que podem se dar ao luxo de serem radiantes e cantarem alegremente apenas pela presença do sol. Ou melhor, por toda a maravilha do Sol. Não os questionam sobre suas canções, sobre o porquê de tanta felicidade, ou se tanta cantoria se faz mesmo necessária. Apenas são felizes e cantam sem precisarem de que atestem sua formosura ou beleza de seu canto. Não ligam. São leves. Como humana que ainda sou, se canto, logo se assustam e me questionam sobre que motivos não notórios me levam a levitar. Atribuem logo a novos amores ou a promoções salariais, como que encontrar alegrias dentro de si mesmo fosse algo inconcebível ou desculpa boba para não dizer o real motivo da satisfação por medo de que descubram algo, um segredo.
                     Gosto de ovo frito. Dormir de rede. Chuva. Abraços. Palavras. Silêncio. Viver. Amo! Mas nossa sociedade e nós mesmos, já contaminados com tal idéia, não podemos admitir tão pouco. Queremos mais! Merecemos mais! E não exigir isto é um erro! Em parte concordo sim com tudo isso, (ou talvez pense que concorde) mas definitivamente esta luta não é para mim. Como escrevi inicialmente, invejo aos lutadores. Mas eu?! Eu uso as palavras da Elis…"Eu quero uma casa no campo onde eu possa compor muitos rocks rurais, e tenha somente a certeza dos amigos do peito e nada mais… Eu quero a esperança de óculos e meu filho de cuca legal…Eu quero o silêncio das línguas cansadas…"
                     Muitos tentaram e outros tentarão me convencer do que pensam e acreditam sobre o viver, por isso quero deixar claro e registrado que aprecio como vivem, e que tentei viver da mesma forma, mas é algo difícil para mim. Pensamentos meus. Pensamentos seus. Por isso somos indivíduos. E como isso é belo! Acho mesmo que de tudo o mais, almejo mesmo é uma vida besta. Vida leve. Sair por aí sem rumo. Gravando dentro de mim cada momento especial. Cada formato de nuvem que parece me remeter à uma antiga existência da minha alma. Cada som familiar (mesmo nunca os tendo ouvido) que me faz viajar dentro de meus mundos. Respirar fundo cada segundo.
             Engraçado alguns dizerem que minhas palavras são antiquadas, velhas, indignas de minha idade. Minhas palavras, ao contrário do que deveriam ou do que se esperava que fosse, não são modernas. Não sou moderna. Sou criança e anciã. Gosto de sentar no chão e falar sobre coisas antigas. Gosto mesmo é de balançar. De ler quadrinhos e crônicas para me distrair. De ouvir um violão e porque não, pelas manhãs de domingo, umas boas modas de viola. Claro que às vezes uma boa guitarra mexe com meus sentidos e fantasias e aí desperto em mais mundo dentro de mim. Música que move a vida. Sons e sentimentos.
Mário Quintana dizia algo sobre a idade. De acordo com ele não só há duas idades, ou se está vivo ou morto. 

                                         Eu vivo!  
                                                      “Eu passarinho!”


2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...